sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 5 – ATOS – Sinais e Maravilhas na Igreja

“testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas,
e dons do Espírito [...]” (Hb. 2:4 RC).

“dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo [...]” (Hb. 2:4 RA).

 “God also bearing them witness, both with signs and wonders, and with divers miracles, and gifts of the Holy Ghost…” (Hb. 2:4 KJV).

INTRODUÇÃO

            “Por que os sinais e maravilhas eram tão comuns à Igreja Primitiva?” (Claudionor de Andrade).

            Não concordo com nenhuma abordagem teológica excludente de qualquer fenômeno registrado na bíblia e tenho certeza que qualquer teólogo concorda comigo.
           
            As línguas estranhas é um exemplo disso e eu já comentei isso na lição 3.

            Com os Sinais e Maravilhas acontece a mesma coisa. Esses fenômenos que aconteciam na Igreja Primitiva não podem ser encarados como algo isolado, mas como uma conseqüência de um todo. Uma parte de algo muito mais amplo.
            Se isolarmos estes fenômenos, teremos que concordar com o espiritismo, catolicismo, ou qualquer movimento filosófico oriental já que todos eles e muitos outros acreditam também em fenômenos, em sinais e até em curas... não se esqueça que temos curandeiros espalhados pelo nosso país. E há também registro de curas alcançadas nos lugares que consideramos mais improváveis...
           
            Por isso não podemos dizer algo como a maioria dos que são levados a roda por todo vento de doutrina (Ef.4:14), “lá está acontecendo milagre, vamos para lá!”.
            O cristão sábio levará em consideração o contexto em que tal movimento está inserido. Na igreja primitiva por exemplo, você não vê rosas ungidas, chaves ungidas, ministérios separando-se de ministérios, tijolinhos consagrados, ou outras bugigangas que o pastor Silas Malafaia chamou certa vez de “macumba evangélica”.

            A atmosfera da igreja primitiva era regada de ensino bíblico:

- Fiz o primeiro tratado ó Teófilo acerca de tudo que Jesus que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar... At.1:1.

- E perseveravam na doutrina dos apóstolos... At. 2:42

- E, chamado-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus... At. 4:18
           
-  Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam o povo... At. 5:25

Etc...

           
            Sinais e maravilhas, a ação sobrenatural da igreja.
           
            Definição:
            Aprendemos a definir milagre como um fato sobrenatural. Um ocorrido que dispensa toda a ação e intervenção humana. O milagre é algo que acontece como vindo diretamente da parte de Deus. Etc e tal.
           
            Mas temos um problema aqui.
            Há um sem número de cristãos que já não fazem exames periódicos. Que vêem a medicina como inimiga da fé. Quando contam seus testemunhos só faltam amaldiçoar a medicina...
           
            Veja o que disse, Jesus com relação aos médicos:

“31Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes...”  (Lc. 5:31)
           
            Há esta ocorrência ainda em Mt.9:12 e em Mc. 2:17. mas destaco aqui a ocorrência em Lucas por motivos óbvios...
           
            Algum problema com a medicina?

            No que Moisés era formado mesmo? Há em “toda ciência do Egito” (At. 7:22) e qual era a principal ciência no Egito que intriga cientistas até os dias de hoje? Sim medicina.
            Então crente, se o médico mandou você tem que obedecer. Se o médico diagnosticou, você tem que respeitar.
            Se não quiser obedecer ao médico, então obedeça a Jesus, por que se está doente você precisa de médico. Jesus disse “Sim, os doentes precisam de médicos...” (Lc. 5:31).
            Para que prova maior de que Jesus nada tem contra a medicina, do que chamar para ser um de seus apóstolos um médico?
            Não tire da mente de que o livro que estamos estudando é um livro escrito por um médico. É demais também da minha parte afirmar que em diversas ocasiões Lucas prestou socorro médico ao apóstolo Paulo? E aquele espinho na carne que Paulo possuía? Você acha que Paulo nunca perguntou para Lucas o que era aquilo?

            Quantos casos não conhecemos de pessoas que entram numa mesa de cirurgia para diagnosticar uma infecção, e por erros médicos terminam com braços amputados?
            Veja a qualidade dos médicos que as universidades formam em nossos dias...
            Pense nas pressões que os bons profissionais são submetidos diariamente...

            Mesmo quando passamos por uma cirurgia, e a enfermidade é expelida depois da ação de um bisturi, de um médico... concluo que ali aconteceu um grande milagre, onde Deus se utilizou da instrumentalidade de um médico para concluir seu feito. É muita ignorância de qualquer apóstolo, bispo, pastor, papa ou quem quer que seja, desprezar o importante papel que um médico sério desenvolve em nossa sociedade...

           




            Mas Tiago não mandou chamar os presbíteros?
            Sim.
            Tiago mandou chamar os presbíteros, mas não foi contra (e jamais iria...) o que Jesus havia dito, veja parte do texto
           
            “14Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja...” (Tg.5:14)

            Veja agora o texto inteiro:
           
            14Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg.5:14 e 15)

            O texto diz algo contra a medicina?
           
           
            2 – OBJETIVOS DO MILAGRE
           
            Os apóstolos faziam dos milagres uma ponte para pregarem com mais poder a Palavra de Deus. Os milagres não serviam para promovê-los a cargos “mais importantes” na chamada “escada eclasiástica”. Depois dos milagres vinha a exposição da Palavra.
           
            Os milagres serviam também para glorificar a Deus. E não o apóstolo que havia sido instrumento de Deus para operação do mesmo.

            Os milagres serviam para aumenta a fé das pessoas em Jesus, e não para atacar as igrejas “concorrentes”. Há líderes religiosos que chegam a perguntar para as pessoas simples enquanto elas narram seus testemunhos de cura, “você foi na Assembleia de Deus?”. E a pessoa deverá dizer que sim, que foi. E em seguida o pastor (que na verdade está mais para um animador de auditórios...) que dirige a oportunidade reintera, “vocês viram, ela foi em vaias igrejas, mas a cura ela alcançou aqui em nossa denominação... vamos dar uma salva de palmas para Jesus”.
            Não vou te dizer qual igreja já ví fazer isso, a “salva de palmas para Jesus” é a minha pista.

            Este não é absolutamente o verdadeiro objetivo do milagre.
           
            O milagre, como diz nosso pastor Claudionor em seu comentário, não é um expetáculo! 

            Bom, fico por aqui, volto na sexta que vem, e aconselho todos a lerem a revista Istoé desta ultima semana de janeiro de 2011, ela traz na capa o “apóstolo Valdomiro Santiago”, vale a pena conferir...
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário